Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Área do Cliente
Notícia
Cobrança indevida foi o principal problema reclamado pelo consumidor em 2008
Em 2008, o problema que mais causou dor de cabeça aos consumidores brasileiros foi a cobrança indevida de determinado produto ou serviço.
01/01/1970 00:00:00
Em 2008, o problema que mais causou dor de cabeça aos consumidores brasileiros foi a cobrança indevida de determinado produto ou serviço.
Isso porque ele representou 25,3% do total de reclamações registradas pelo Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), no ano passado, segundo os dados divulgados na última terça-feira (10).
A classificação do problema mostra o dano sofrido pelo consumidor no mercado de consumo em todo o Brasil.
Principais problemas
Em seguida, vieram os problemas com contrato, representando 10,2% do total, e referentes à garantia, 10%. Na tabela abaixo, é possível verificar os problemas mais reclamados pelos consumidores no ano de 2008:
Problema | Percentual de 2008 |
Cobrança indevida | 25,3% |
Contratos | 10,2% |
Garantia (abrangência, cobertura, etc) | 10% |
Dúvida sobre cobrança / valor / reajuste | 4,1% |
Produto entregue com danos / defeitos | 3,9% |
Calculo de prestação / taxa de juros | 3,4% |
Calculo de prestação em atraso | 3,2% |
Serviço não fornecido | 2,6% |
Não entrega / demora na entrega do produto | 2,3% |
Cartão de crédito e serviço de telefonia
Outros dados do Sindec revelam que, no ano em que se encerrou, o cartão de crédito foi o principal alvo de queixas dos consumidores.
Foram registradas 80,4 mil reclamações, o que representa 11,1% de um total de 724 mil demandas recebidas pelos Procons de 23 estados e do Distrito Federal. Em seguida, vieram as queixas contra os serviços de telefonia móvel, com 10,8%, e da fixa, com 10,3%.
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)