Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Área do Cliente
Notícia
Indústria volta a abrir vagas depois de cinco meses de resultado negativo
O saldo foi mínimo, com a criação de 183 vagas, e a oferta de empregos no setor foi a que mais caiu desde novembro
01/01/1970 00:00:00
Isabel Sobral e Marcelo Rehder
Após cinco meses seguidos de saldos negativos no emprego, a indústria voltou a ter mais contratações do que demissões em abril, embora o resultado positivo tenha sido tímido: apenas 183 novas vagas. Essa foi, no entanto, uma das surpresas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, já que especialistas e empresários não tinham certeza sobre quando o setor poderia novamente apresentar dados positivos de empregos formais.
A oferta de empregos na indústria foi a que mais caiu desde novembro do ano passado, já que o setor foi o mais atingido pela crise.
Segundo os dados divulgados ontem, a indústria de produtos alimentícios registrou o melhor desempenho de novas contratações de empregados, com saldo positivo de 18,9 mil vagas. Em seguida, vieram a indústria de borracha e de fumo (3 mil novos postos), a indústria calçadista (1,3 mil vagas) e a indústria têxtil (328 ocupações).
Os segmentos industriais que ainda preocupam o governo e continuam apresentando mais demissões que admissões são metalurgia, que eliminou 9 mil vagas em abril, e mecânica, com 5,6 mil menos vagas no mês passado.
AJUSTE SE ESGOTOU
No entanto, o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Francini, acredita que, na questão do emprego, o ajuste da indústria já se esgotou.
"O epicentro da crise foi a indústria e, dentro desse quadro de que o setor foi o maior promotor da redução de postos de trabalho desde outubro, o fato de ter estabilizado em abril pode ser tido como uma boa notícia", disse Francini.
Ele argumentou que, por uma lei da física, não há como subir antes de parar de cair. "Parar de cair, para quem quer subir, é uma boa notícia", reforçou. "Espero que a evolução da economia brasileira nos leve a ter um segundo semestre já com um certo grau de criação de postos de trabalho na indústria", afirmou o executivo.
O diretor da Fiesp fez questão de ressaltar que nos últimos dois anos o mês de fevereiro teve abertura de cerca de 300 mil postos de trabalho, dos quais cerca de uma terça parte foi criada pela indústria. Em abril deste ano, segundo ele, a indústria praticamente não contribuiu para a abertura de vagas, enquanto a quantidade de vagas criadas por outros setores caiu à metade.
"Como estamos num processo de crise, e o mês de abril vem depois de um trimestre que foi muito ruim para o emprego, eu considero que o resultado do mês passado representa uma melhora", disse Francini.
Na sua avaliação, os dados de abril mostram que a crise diminuiu de intensidade, "o que é a parte boa". A parte ruim, segundo ele, está no fato de que "vamos continuar perdendo comparativamente com o ano passado, mas naquele período não tinha crise".
Desde outubro,quando a crise se acentuou no mercado brasileiro, o País perdeu cerca de 600 mil postos de trabalho. "A indústria, que representa 20% dos empregos do Caged, é responsável por cerca de 70% dos empregos perdidos."
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)