PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Mais pobres querem, mas não têm seguro
O Centro de Políticas Sociais da FGV apresentou também ontem uma pesquisa sobre o setor de seguros voltado para a população de baixa renda.
01/01/1970 00:00:00
O Centro de Políticas Sociais da FGV apresentou também ontem uma pesquisa sobre o setor de seguros voltado para a população de baixa renda. A conclusão é que há uma demanda reprimida para esse serviço no Brasil, mas é necessário desenvolver alternativas que permitam ao trabalhador mais pobre e do setor informal ter acesso a um seguro.
Com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, de 2003, foi possível identificar que 17% dos brasileiros têm algum tipo de seguro privado -de saúde, carro, vida ou residência.
Como de 2003 a 2009, segundo cálculos de Marcelo Neri, da FGV, 27 milhões de brasileiros foram incorporados às classes C, D e E (aquelas com renda domiciliar total abaixo de R$ 4.807), o economista aponta que o mercado de seguros no país teve bastante campo para se expandir no período.
Neri afirma, no entanto, que os seguros privados estão altamente concentrados na população de maior renda. O desafio, segundo ele, é fazer chegar esses produtos aos brasileiros mais pobres, justamente aqueles que mais precisam de seguro para se precaver das oscilações no mercado de trabalho.
Ele citou estudo do Banco Mundial que aponta que razões de saúde são um dos principais fatores a levar pessoas à pobreza, uma situação que pode ser evitada quando o trabalhador tem acesso a um plano de saúde.
"O microsseguro pode representar para a economia o que o microcrédito foi nos últimos 20 anos", diz.
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável