PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Desemprego menor faz inadimplência cair 13%
Outro fator preponderante para a queda da inadimplência foi a retomada dos empréstimos e financiamentos.
01/01/1970 00:00:00
Deco Bancillon
Mesmo diante da crise que levou economias de todo o mundo à bancarrota, o consumidor brasileiro tem honrado mais seus compromissos financeiros. No oitavo mês do ano, a inadimplência medida no varejo recuou 13,16% na comparação com julho, e 1,38% no confronto com agosto de 2008. O avanço nas duas comparações indica fortalecimento do consumo nacional, que sustentou o crescimento econômico nos últimos meses.
“E a tendência é que tenhamos números ainda mais positivos daqui em diante, uma vez que o primeiro semestre é tradicionalmente um período em que há mais inadimplência, devido aos compromissos com as compras de Natal e ano-novo e tributos que vencem nos primeiros meses do ano”, detalhou o presidente da SPC Brasil, Roberto Alfeu Pena.
A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) também participou da elaboração do estudo divulgado ontem, que avaliou que o recuo da inadimplência em agosto se deveu, sobretudo, ao arrefecimento do desemprego, ao aumento da massa salarial de rendimentos e ao impacto da primeira parcela do 13º salário, que, assim como a restituição do Imposto de Renda, colocaram mais dinheiro em curso na economia.
Outro fator preponderante para a queda da inadimplência foi a retomada dos empréstimos e financiamentos. “O crédito total no sistema financeiro correspondia, em 2008, a 36,7% do Produto Interno Bruto (PIB). Em junho de 2009, temos 46% em relação ao PIB”, informou Alfeu. Sob a mesma perspectiva, explicou, o cenário macroeconômico mais saudável permitiu que o brasileiro passasse a se tornar mais ativo no consumo.
Isso pode ser medido, por exemplo, no indicador de consultas ao sistema SPC, que informa se o consumidor está inscrito ou não no cadastro nacional de maus pagadores. Em agosto, as consultas para compras a prazo e pagamentos em cheques aumentaram 2,59% ante igual período do ano passado. Frente a julho de 2009, porém, o indicador mostrou recuo de 4,26%, na comparação sem ajuste sazonal (que exclui os fatores históricos de um período).
O número
2,59%
Percentual de aumento em agosto das consultas para compras a prazo e pagamentos com cheques
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável