PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Principais empregadoras, MPEs criaram quase 61% das vagas em setembro
Responsáveis por 60,8% das 252.617 vagas com carteira assinada criadas em setembro, as micro e pequenas empresas mantiveram o primeiro lugar na lista das maiores empregadoras do País.
01/01/1970 00:00:00
Karin Sato
Responsáveis por 60,8% das 252.617 vagas com carteira assinada criadas em setembro, as micro e pequenas empresas mantiveram o primeiro lugar na lista das maiores empregadoras do País.
O dado foi extraído pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional a partir do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado na última quarta-feira (14) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Conforme mostrou a pesquisa, a maioria das vagas (52,4% do total) foi gerada por empresas que empregam até quatro trabalhadores, 0,6% por aquelas com número de cinco a 19 funcionários e 7,7% nas que contam com um número entre 20 e 99 colaboradores. Já as médias e as grandes responderam por 11,6% e 27,6% do total, nesta ordem.
Setores que contrataram
De acordo com o analista da área de pesquisa do Sebrae Nacional, Emanuel Malta Falcão Caloête, a indústria de transformação foi responsável por 48,8% do total de novos postos gerados.
"O movimento foi fortemente influenciado pelas novas contratações nas grandes empresas do setor, que, sozinhas, contrataram 27% do novo efetivo de trabalhadores formais. Esse movimento, capturado em outros estudos realizados pelo Sebrae Nacional, fez com que o setor ultrapassasse o comércio no efetivo total de trabalhadores ocupados", explicou.
As microempresas com até quatro trabalhadores geraram novos postos em todos os setores da economia, ao passo que as que empregam entre cinco e 19 trabalhadores extinguiram postos no comércio e na agricultura, único setor em que foram registradas demissões líquidas.
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável