PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Entrevista de emprego: para recrutadores, terno preto e cabelo curto é o visual ideal
Se você é homem e sempre opta por manter o cabelo curto e usar um terno preto, saiba que está no caminho certo.
01/01/1970 00:00:00
Roberta de Matos Vilas Boas
Os candidatos a uma vaga de emprego sempre se preocupam com a aparência e com a roupa que vão usar na entrevista, afinal, recrutadores consideram sim a aparência e a forma de se apresentar das pessoas, para avaliar os profissionais.
Se você é homem e sempre opta por manter o cabelo curto e usar um terno preto, saiba que está no caminho certo. Isso porque uma pesquisa da Catho Online, feita com mais de 16 mil pessoas entre os meses de março e abril deste ano, mostrou que 43,2% dos recrutadores preferem essa roupa, enquanto 96,6% preferem o candidato com cabelo curto.
Em seguida, está o terno azul marinho, indicado por 36,1%, enquanto o terno cinza teve 12,7% das menções e o terno branco, 5,9%. Mas se você pensava em usar essa roupa na cor bege, é melhor rever essa escolha. Isso porque essa cor foi indicada por apenas 2,1% dos recrutadores, o menor índice.
Barba e bigode
Antes de ir para a entrevista, também não se esqueça de fazer a barba e bigode, já que 91,3% dos entrevistados indicaram que preferem candidatos com a "cara limpa". Apenas 3,4% preferem que os profissionais tenham barba e bigode, enquanto 2,2% preferem apenas o bigode e 3% apenas a barba.
Essa preferência diminui conforme a idade do candidato, mas não de forma significativa. Para aqueles com 51 a 55 anos, 89,8% dos recrutadores preferem que não tenham barba nem bigode, para aqueles com idade entre 56 a 60 anos, esse índice cai para 87,7%, e para aqueles com mais de 60 anos, a porcentagem é de 87,5%.
Mulheres
Já para as mulheres, a preferência é pelo uso da calça comprida com blazer, o chamado terninho, indicado por 47,6% dos recrutadores. Em seguida, está tailleur (blazer e saia do mesmo tecido), com 33,5% das indicações. Em terceiro lugar está o vestido, com 5,6%, seguido pela calça comprida e blusa (5,3%), pela saia e blusa (4,1%) e pelo blazer, saia e blusa, sendo as duas primeiras peças de tecidos e cores diferentes (4%).
Nesse caso, a pesquisa também indicou as preferências dos recrutadores homens e mulheres. Caso seja um homem quem esteja fazendo a seleção, 40,9% preferem o terninho, enquanto 38,5% preferem o tailleur. Já entre as recrutadoras, esses índices são de 60,7% e 23,7%, respectivamente.
Maquiagem: sem exageros!
Para as mulheres que se candidatam a uma vaga, a maquiagem também costuma ser uma dúvida na hora da entrevista. Segundo o levantamento, a preferência dos recrutadores é por aquelas que optam pela pintura, mas sem exageros: 91,7% dos recrutadores indicaram essa opção, enquanto 5,9% afirmaram que preferem as candidatas sem maquiagem e apenas 2,4% indicaram muita maquiagem.
Quanto ao cabelo, 64,6% preferem os compridos, enquanto 35,4% indicaram os curtos. Nesse caso, os índices sofrem alterações conforme a idade das candidatas. Entre aquelas com 25 a 30 anos, esses índices são de 77,5% e de 22,5%, enquanto para aquelas com idade entre 56 a 60 anos, as porcentagens são de 34,7% para 65,3%, na ordem.
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável