Documento tem o objetivo de orientar entes federativos e as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) que ainda não viabilizaram o efetivo ingresso de servidores públicos como participantes nos planos de benefícios
Área do Cliente
Notícia
Preços no atacado caem 0,18% na segunda prévia de dezembro
Queda do IGP-M é generalizada e indica inflação baixa no próximo ano
01/01/1970 00:00:00
Jacqueline Farid
Queda do IGP-M é generalizada e indica inflação baixa no próximo ano
Quadros salientou que há recuo tanto em preços de produtos agrícolas quanto em insumos industriais e acrescentou que, ainda no que diz respeito aos preços no atacado, "os primeiros sinais para os produtos agrícolas no ano que vem, que vão ser cruciais para a inflação, são bons, animadores do ponto de vista da contribuição para os índices de preços em 2010".
O Índice de Preços no Atacado (IPA-M) agrícola caiu 1% na segunda prévia de dezembro, ante alta de 0,71% em igual período de novembro. De acordo com Quadros, a deflação nesse grupo reflete um "ajuste externo" nos preços de commodities como soja e milho e, ainda, a queda de preços em produtos in natura, como tomate e batata.
De acordo com ele, ainda no âmbito do atacado, nos chamados insumos industriais, a variação de preços passou de alta de 0,44% na segunda prévia de novembro para queda de 0,50% em igual período de dezembro.
"Ou seja, durante dois meses, esses produtos mostravam recuperação de preços com a reação da economia brasileira e mundial, mas não há uma sustentação forte, são dois passos para frente e um para trás", disse ele sobre os recentes reajustes que vinham sendo registrados nesses produtos, que incluem os segmentos de metalurgia, química, fertilizantes.
"Não há na indústria formação de pressão de custos a ser repassada para os produtos finais, mesmo que a economia se aqueça mais, não há tanto o que repassar", observou.
No que diz respeito ao Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), que acelerou de 0,07% na segunda prévia de novembro para 0,19% em dezembro, Quadros explicou que "pelo menos 80% dessa alta de um mês para o outro" reflete a menor deflação no grupo alimentação, que passou de uma queda de 0,38% para um recuo mais brando, de 0,03%, sob impacto sobretudo dos aumentos nas frutas.
Segundo ele, é possível que no próximo mês essa influência pontual já tenha terminado. "Do ponto de vista da inflação ao consumidor, os sinais para o ano que vem são muito positivos."
O analista da Tendências Consultoria Gian Barbosa revisou a projeção para o IGP-M fechado de dezembro, a ser divulgado na semana que vem, de uma alta de 0,15% para uma queda de 0,15%. Segundo ele, os dados divulgados ontem mostram que o índice deverá encerrar 2009 com uma deflação de 1,60%, mais forte do que era prevista anteriormente (1,30%).
"A queda do indicador será um importante fator para contribuir para um desempenho bem favorável dos preços administrados em 2010", acredita o economista. O IGP-M é usado como indexador de reajustes de contratos de alguns serviços, como aluguel.
Notícias Técnicas
Veja quais foram as implementações e como fazer o download da nova versão da EFD ICMS IPI.
Voto no STF propõe limite inspirado na Lei de Falências para garantir equilíbrio entre verba alimentar e arrecadação fiscal.
Obra explora casos concretos de países e suas políticas visando subsidiar gestores, pesquisadores e formuladores de políticas no desenvolvimento de novas abordagens regulatórias para uma política de preços mais equilibrada e eficiente no Brasil
Nova norma detalha incentivos fiscais e reforça segurança jurídica para atrair investimentos estratégicos.
Notícias Empresariais
Pagamento da segunda parcela do décimo terceiro deve ser feito até o dia 20 de dezembro
Entenda as diferenças entre IFRS e US GAAP e como a contabilidade internacional impacta negócios globais. Saiba como se adequar às normas e garantir conformidade
Os grupos Despesas Pessoais (0,83% e 0,08 p.p.) e Transportes (0,82% e 0,17 p.p.) completam o ranking das três maiores variações neste mês
Para a 3ª Turma, ele não deu motivo à paralisação da execução
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável