Documento tem o objetivo de orientar entes federativos e as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) que ainda não viabilizaram o efetivo ingresso de servidores públicos como participantes nos planos de benefícios
Área do Cliente
Notícia
Após dez meses de alta, indústria recua 0,2%
Na comparação com novembro de 2008, a produção industrial cresceu 5,1%, interrompendo uma sequência de 12 meses de resultados negativos.
01/01/1970 00:00:00
A produção industrial caiu 0,2% em novembro contra outubro, na série com ajuste sazonal, após dez meses de crescimento consecutivo em 2009, informou ontem o IBGE. Mas, segundo analistas, este resultado não deve mudar a trajetória de crescimento da indústria para 2010. Ainda que a queda tenha surpreendido - o mercado projetava alta de até 1,2% - economistas não veem mudança na tendência de recuperação da indústria, nem nas projeções positivas para o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) em 2010.
Na comparação com novembro de 2008, a produção industrial cresceu 5,1%, interrompendo uma sequência de 12 meses de resultados negativos. Naquele mês, o Brasil já vivia os efeitos da crise financeira internacional, agravada em setembro.
Ainda que a indústria tenha registrado queda na produção em novembro, quando comparada a outubro, o comportamento dos diferentes setores foi considerado positivo. O segmento de bens de capital - que fabrica máquinas e equipamentos, usados para ampliar a produção e, por isso, serve como um indicador dos investimentos feitos pela economia brasileira - cresceu 6,1% em novembro contra o mês anterior. Foi a terceira forte alta seguida deste setor, que já havia avançado 5,1% em setembro e 4,8% em outubro.
O destaque negativo ficou por conta da queda de 4,8% nos bens de consumo duráveis, puxada pela redução na produção de veículos automotores, em 2,2%. Até então, o setor de automóveis vinha crescendo com força graças à desoneração de IPI. O economista Pedro Vartanian, da Trevisan Escola de Negócios, não descarta a possibilidade de os impactos dos incentivos fiscais já terem chegado ao fim.
- A queda na produção em novembro ante outubro é explicada pelo desempenho da categoria de bens duráveis, sobretudo automóveis - avalia André Macedo, da coordenação de indústria do IBGE.
A LCA Consultores prevê que, em dezembro, a indústria tenha crescido 1% frente a novembro. Com isso, a produção industrial deve fechar 2009 em queda de 7,2%. Para 2010, a projeção da LCA é uma alta de 10,5% na produção.
Notícias Técnicas
Veja quais foram as implementações e como fazer o download da nova versão da EFD ICMS IPI.
Voto no STF propõe limite inspirado na Lei de Falências para garantir equilíbrio entre verba alimentar e arrecadação fiscal.
Obra explora casos concretos de países e suas políticas visando subsidiar gestores, pesquisadores e formuladores de políticas no desenvolvimento de novas abordagens regulatórias para uma política de preços mais equilibrada e eficiente no Brasil
Nova norma detalha incentivos fiscais e reforça segurança jurídica para atrair investimentos estratégicos.
Notícias Empresariais
Pagamento da segunda parcela do décimo terceiro deve ser feito até o dia 20 de dezembro
Entenda as diferenças entre IFRS e US GAAP e como a contabilidade internacional impacta negócios globais. Saiba como se adequar às normas e garantir conformidade
Os grupos Despesas Pessoais (0,83% e 0,08 p.p.) e Transportes (0,82% e 0,17 p.p.) completam o ranking das três maiores variações neste mês
Para a 3ª Turma, ele não deu motivo à paralisação da execução
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável