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Economia digital: Brasil apresenta melhora em ambiente de negócios
O País registrou as melhores pontuações em oportunidade de mercado (7,8 pontos) e política de investimento estrangeiro (7,75 pontos)
01/01/1970 00:00:00
Em contrapartida, o desempenho em visão e política do governo e ambiente social e cultural piorou, com queda na nota de 7,5 pontos para 6 pontos.
A categoria infraestrutura de tecnologia e conectividade indica que a internet alcançou um percentual de crescimento menor do que em 2009 e, por isso, o Brasil recebeu nota 3.
Já o acesso a celulares cresceu neste ano, o que rendeu 9 pontos, a melhor pontuação do País em todas as categorias. A pesquisa não aponta alterações nas notas de ambiente jurídico e adoção por empresas e consumidores no País.
Ranking mundial
Além do Brasil, foram avaliados 69 países. O objetivo da pesquisa é analisar a capacidade de absorção de novas tecnologias de informação e comunicação por essas nações e como elas aplicam-nas a favor do desenvolvimento econômico e social.
No ranking mundial de economia digital, o Brasil ocupa a 42ª posição. A Suécia ocupa o primeiro lugar, com 8,49 pontos, seguida de Dinamarca, Estados Unidos e Finlândia, cada um deles com 8,41 pontos.
Na América Latina, o Brasil ocupa o segundo lugar do ranking, perdendo para o Chile, em 30º lugar na classificação geral. Com pontuação total de 5,27 do total de 10, o Brasil mantém a mesma posição de 2009, apesar da nota inferior aos 5,42 pontos conquistados no ano passado.
Também estão na pesquisa a Argentina (46ª posição), o Peru (53º), a Venezuela (55º) e o Equador (60º). Entre os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil manteve a liderança, apresentando o melhor ambiente geral para o crescimento do e-commerce.
Sobre o levantamento
A pontuação é uma medida de quão amigável é o mercado local às oportunidades baseadas na internet. Foram analisados mais de cem critérios quantitativos e qualitativos, organizados em seis categorias: infraestrutura de tecnologia e conectividade, ambiente de negócios, ambiente social e cultural, ambiente jurídico, visão e política do governo e adoção por empresas e consumidores.
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