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Rotina: Positivo ou negativo?
Estabelecer estas rotinas pode auxiliar a evolução do negócio de uma maneira ímpar.
01/01/1970 00:00:00
Quando falamos em rotina, alguns logo afirmam: Precisamos de rotinas para organizar o nosso negócio. As rotinas padronizam e levam o negócio para o sucesso. Outros afirmam: As rotinas emburrecem, as rotinas levam o negócio apenas aonde ele já foi ou está. Precisamos de inovação, abaixo as rotinas!Quem está certo?
Ambos estão certos, ao meu ver. Como assim? Vamos analisar os dois pontos: Rotina como algo positivo Toda organização de um negócio inicia pelas rotinas. São as rotinas que padronizam, organizam, dão a primeira tônica do negócio. O primeiro passo para organizar o seu escritório é definir as rotinas. Estabeleça quais são as rotinas do seu negócio: Quando o cliente chega, como ele é atendido? Quando ele é atendido como fica a informação deste atendimento? Depois de atendido, como o negócio processa o restante da informação (ação judicial no caso de um escritório jurídico)? Perguntas... A resposta destas são justamente as rotinas (parte delas) do seu negócio. Estabelecer estas rotinas pode auxiliar a evolução do negócio de uma maneira ímpar. Como assim? Para termos a evolução ou mesmo inovação, devemos saber aonde estamos em primeiro lugar. Como saber aonde estamos se sequer conhecemos nossas atuais rotinas? Da mesma forma que estas rotinas são essenciais para a evolução do negócio, elas podem ser o principal problema para ele findar. Veja como: Rotina como algo negativo A rotina é um problema justamente quando ela se torna intrínseca ao ser humano. O ser humano tem a tendência de buscar o sucesso e quando chega nele ou próximo dele, se acomoda. O mesmo acontece com as rotinas. Ter uma rotina é cômodo. Ter rotina dá segurança. Ter rotina traduz em saber o passo a passo. E o que há de errado nisto? Se você quer ficar sempre na mesma situação atual, nada. Agora, se o crescimento do seu negócio é importante, a rotina é perigoso, pois inibe a criatividade e principalmente deixa todos com aquela sensação de "vamos fazer como está, afinal sempre foi assim". O fato de sempre ter sido assim, não quer dizer que precise ser assim. Não quer dizer que não deve mudar. A crítica a rotina é fundamental/essencial/imperioso para existir gestão. Quer gerir o seu negócio? Critique rotinas internas (procedimentos) e externas (relacionamento com cliente). Estabeleça novas regras e faça as mesmas com controle e organização. Enfim, Rotina: Positivo ou negativo? Positivo, se for padronizar e organizar o dia a dia de todos. Negativo, se as mesmas funcionam há muito tempo sem qualquer tipo de crítica ou pensamento diferente. Permita-se ser diferente e fazer o seu negócio ter sucesso. Lembre-se que caminhando por onde os outros caminharam chegará somente aonde os outros chegaram. Ou seja, abaixo a zona de conforto e viva a gestão através da crítica de rotinas!
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