Documento tem o objetivo de orientar entes federativos e as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) que ainda não viabilizaram o efetivo ingresso de servidores públicos como participantes nos planos de benefícios
Área do Cliente
Notícia
Bancos aumentam expectativa de avanço de crédito ao consumidor
Em setembro, os bancos esperavam um aumento de 15,7% no crédito pessoal e de 15% no crédito para aquisição de veículos, o que remete a um avanço em ambos os casos.
01/01/1970 00:00:00
Os bancos aumentaram a expectativa para o avanço do crédito ao consumidor neste ano, segundo dados divulgados pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) nesta quinta-feira (3).
De acordo com a entidade, os bancos esperam que o crédito às pessoas físicas cresça 15,7% neste ano, 1,2 ponto percentual a mais do que a expectativa divulgada na última pesquisa (14,9%), em setembro.
No ano passado, essa modalidade cresceu 18,8% e, de acordo com os bancos, ela deve evoluir 14,6% em 2012, segundo a pesquisa de Projeções e Expectativas de Mercado.
De acordo com o economista-chefe da Febraban, Rubens Sardenberg, esta alta se deve apenas a um ajuste em relação à perspectiva mais pessimista apurada anteriormente e à evolução da economia no geral.
Crédito às famílias
Ainda em relação aos empréstimos para pessoas físicas, os dados mostram que os bancos esperam uma evolução de 16,2% neste ano em crédito pessoal - incluindo consignado -, ante uma alta de 25,2% em 2010.
Nas operações de crédito para aquisição de veículos, a pesquisa revelou que as instituições aguardam uma expansão de 15,3% em 2011, sendo que no ano passado o aumento ficou em 19,9%.
Em setembro, os bancos esperavam um aumento de 15,7% no crédito pessoal e de 15% no crédito para aquisição de veículos, o que remete a um avanço em ambos os casos.
Inadimplência
Em relação à perspectiva de inadimplência, que não distingue pessoas físicas e jurídicas e considera atrasos acima de 90 dias, a estimativa dos bancos é de uma taxa de 5,3% este ano, superior à taxa esperada em setembro (4,7%) e um pouco maior do que em 2010 (4,6%).
Apesar da alta, contudo, Sardenberg explica que este ainda é um cenário confortável, com números dentro do esperado, não representando risco significativo para o setor. "Há uma postura mais cautelosa de quem concede crédito, mas devido à incerteza no cenário internacional e não por conta dos números da inadimplência".
Perguntado sobre o risco de haver mudanças nas medidas macroprudenciais, por conta do aumento da inadimplência, o economista disse não acreditar em alterações.
Pessoa jurídica
Para o crédito às pessoas jurídicas, a alta esperada para este ano é de 15,5%, 0,5 ponto percentual acima do percentual verificado na pesquisa anterior. No ano passado, por sua vez, o crédito para as empresas avançou 15,4%.
De forma geral, os bancos esperam que as operações de crédito da carteira total cresçam 17,1% neste ano, ante 20,5% registrados em 2010.
Notícias Técnicas
Veja quais foram as implementações e como fazer o download da nova versão da EFD ICMS IPI.
Voto no STF propõe limite inspirado na Lei de Falências para garantir equilíbrio entre verba alimentar e arrecadação fiscal.
Obra explora casos concretos de países e suas políticas visando subsidiar gestores, pesquisadores e formuladores de políticas no desenvolvimento de novas abordagens regulatórias para uma política de preços mais equilibrada e eficiente no Brasil
Nova norma detalha incentivos fiscais e reforça segurança jurídica para atrair investimentos estratégicos.
Notícias Empresariais
Pagamento da segunda parcela do décimo terceiro deve ser feito até o dia 20 de dezembro
Entenda as diferenças entre IFRS e US GAAP e como a contabilidade internacional impacta negócios globais. Saiba como se adequar às normas e garantir conformidade
Os grupos Despesas Pessoais (0,83% e 0,08 p.p.) e Transportes (0,82% e 0,17 p.p.) completam o ranking das três maiores variações neste mês
Para a 3ª Turma, ele não deu motivo à paralisação da execução
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável