Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
Comércio puxa crédito em novembro e inadimplência tem menor nível histórico
Estoque de operações de crédito subiu 1,5% no mês passado, impulsionado pelas concessões dos bancos públicos
01/01/1970 00:00:00
O crescimento do crédito registrou aceleração em novembro por causa da intensificação das atividades comerciais de final de ano, segundo avaliação do Banco Central. Para o BC, as taxas de juro mantiveram a tendência de elevação no mês passado, mas de forma moderada, enquanto a inadimplência atingiu o menor nível da série histórica, iniciada em março de 2011.
O estoque de operações de crédito do sistema financeiro subiu 1,5% em novembro ante outubro e chegou a R$ 2,646 trilhões. A alta foi puxada pelos bancos públicos, que aumentaram em 1,9% o saldo ante o mês anterior. Nos privados nacionais, o avanço foi de 1,0% e nos estrangeiros de 1,3%. Em 12 meses, as altas são de 23,4% nos públicos, 6,1% nacionais privados e 7,8% estrangeiros.
No acumulado do ano, o estoque de crédito total teve alta de 11,8%. Em 12 meses, a elevação foi de 14,5%. O total de operações em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) passou de 55,1% em outubro para 55,6% no mês passado.
Inadimplência. As operações com atrasos superiores a noventa dias atingiram o menor patamar da série, ao situar-se em 3,1%, após reduções de 0,1 ponto porcentual nos segmentos de pessoas jurídicas e físicas, que alcançaram 1,9% e 4,5%, respectivamente.
Nas operações com recursos livres e com direcionados, a taxa situou-se em 4,8% e 1%, na ordem.
A inadimplência ficou estável nos públicos em relação a outubro, em 1,9%. Nos privados nacionais, caiu de 4,5% para 4,4%. Nos estrangeiros, se manteve em 4,3% em novembro. As provisões ficaram estáveis nos públicos e nacionais privados, em 3,7% e 6,7%, respectivamente. Já nos estrangeiros, caíram de 6,1% para 6,0%.
Juros. A taxa média de juros, computadas as operações com recursos livres e direcionados, situou-se em 20% ao ano em novembro, após avanços de 0,2 ponto porcentual no mês e 1,1 ponto em relação a novembro de 2012.
O ritmo de alta, de acordo com o BC, é compatível com o ciclo de política monetária. Na última reunião do Copom, o colegiado decidiu pela elevação da Selic,de 9,5% para 10% ao ano.
Entre as principais linhas de crédito livre para pessoa física, o destaque vai para o cheque especial, cuja taxa subiu de 144,5% ao ano em outubro, para 146,4% no mês passado. Desde de junho de 2012 (156,7%), que os juros dessa modalidade não ficavam tão elevado.
Para o crédito pessoal, no entanto, a taxa total caiu de 42,2% para 41,7% de um mês para outro. O consignado passando de 24,6% para 24,5% e as demais linhas, de 88% para 86,4%.
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.