PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
O futuro do trabalho é hoje
Quase um bilhão de postos serão criados com profissões novas, e a tecnologia é a ferramenta que vai alavancar mudanças e transformar habilidades já existentes
01/01/1970 00:00:00
Quase um bilhão de postos serão criados com profissões novas, e a tecnologia é a ferramenta que vai alavancar mudanças e transformar habilidades já existente
Se você tem um emprego hoje, você precisa se perguntar: como estarei em 2025? Falta um ano e um mês para isso. Talvez você faça parte de metade da população mundial que precisará se atualizar: 40% terão que aprender novas habilidades – ou até mesmo considerar a mudança de profissão. As estatísticas integram o Relatório sobre o Futuro do Trabalho, desenvolvido pelo Fórum Econômico Mundial, onde se lê que 85 milhões de empregos serão afetados globalmente até 2025 e 97 milhões de novos cargos serão criados. Colocado assim dessa maneira, é preciso pensar com afinco sobre como imaginamos estar em alguns anos e décadas.
Uma ferramenta poderosa que vai ajudar a transformar o mundo que vivemos é a tecnologia, não como vilã, mas aliada. Duas palavras que já fazem parte do universo do trabalho são reskilling e upskilling. As duas significam que o profissional precisa “atualizar ou transformar suas habilidades”.
Para quem está no chão de fábrica (os chamados blue collars, algo como classe trabalhadora), a velocidade com que esse cenário está se transformando é brutal. Vamos dar o exemplo de um funcionário que transporta peças de um lugar para o outro – eles são metade da força de trabalho em uma planta. O que vai acontecer quando um robô desempenhar suas funções? A resposta não é “vai perder o emprego”. Em uma fase de digitalização, ele será treinado para operar a máquina, migrando assim de uma atividade mecânica para uma tarefa analítica de dados. Entra a manutenção preditiva e a gestão transparente de ativos, criando uma jornada digital sem precedentes.
O mais interessante de tudo isso é que o funcionário não precisou esperar o chão de fábrica ser remodelado para aprender novas habilidades. Ele foi treinado no Gêmeo Digital, tecnologia-chave para os avanços industriais desta década, alinhada com conceitos como digitalização de processos, descarbonização e transição energética. Trata-se de uma aplicação de software que utiliza dados do mundo real para criar uma simulação digital e permite um ciclo de retroalimentação: os dados de uma planta física retornam ao software para análise e melhorias dos processos e voltam a ser aplicados, assim sucessivamente, em melhoria contínua. É a combinação dos mundos real e digital.
O que relatei acima aconteceu de verdade na fábrica da Siemens de Nanjing, na China. Ela foi completamente planejada e simulada digitalmente antes de ser efetivamente construída. Ao combinar dados da linha de produção, desempenho e informações sobre a construção, foi possível aprimorar o desempenho e a eficiência para criar um Gêmeo Digital completo da nova instalação de 73 mil m2. E os colaboradores também puderam aprender sobre os processos que em breve se tornariam reais. A nova fábrica aumentou sua produtividade em até 20%, a flexibilidade de volume de produção em até 30%, eficiência de espaço em até 40% e a velocidade de reposição de materiais aumentou 50% em comparação com as instalações e linhas de produção originais.
Resiliência para continuar
Em um mundo que está se transformando tão rapidamente, onde a digitalização está alterando a forma como trabalhamos e o que fazemos, o maior presente e a maior obrigação que a Siemens tem como empregadora responsável é capacitar pessoas resilientes para que possam abraçar mudanças, ter uma perspectiva positiva e confiante sobre o mundo e se manter relevante em termos de habilidades profissionais.
À medida que o prazo de validade do conhecimento diminui, ao mesmo tempo em que as pessoas estão trabalhando cada vez mais – 50 anos e, às vezes, até mais -, é necessário garantir que a companhia permita que as pessoas permaneçam no mercado de trabalho. Para garantir a empregabilidade, é preciso cuidar de nós, dos outros e oferecer condições de trabalho saudáveis e seguras.
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável