Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Área do Cliente
Notícia
Confira como a Receita Federal descobre a sonegação de impostos no IR
Veja quais são as fontes de informações sobre as movimentações dos contribuintes e saiba evitar problemas com o Fisco.
01/01/1970 00:00:00
Para quem já abriu a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda (IR), deve ter ficado impressionado com a quantidade de informações que a Receita Federal tem a respeito de cada contribuinte.
Mas a pergunta que fica é como o órgão consegue descobrir a sonegação, tendo em vista que tem em mãos dados de rendimentos, deduções, bens, direitos e dívida.
A resposta para essa dúvida está no cruzamento de dados financeiros e fiscais que a Receita faz.
O processo de cruzamento de dados acontece por meio de diversas fontes de informação, sendo que, cada uma destas, contribui com dados específicos sobre a situação econômica e fiscal dos contribuintes e empresas.
Com relação a essas fontes de informações da Receita, atualmente, elas se configuram em sete, sendo possível saber muito sobre as movimentações financeiras dos contribuintes e pessoas jurídicas, veja:
- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ;
- Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB);
- Declaração de Operações com Cartões de Crédito (DECRED);
- Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED);
- eSocial e CAGED;
- Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe);
- E-financeira
Além de todas essas fontes, a receita ainda faz o cruzamento de dados com outros órgãos e entidades, sejam eles nacionais, sejam eles internacionais, fazendo com que a análise fiscal tenha um escopo ainda maior.
Fisco
Muitos contribuintes não desejam ter problemas com o Fisco e não ingressar na “roda de cruzamento de dados” de maneira negativa, a chamada "cair na malha fina”.
Para que isso realmente não aconteça, é fundamental que o contribuinte saiba manter suas declarações e informações fiscais sempre precisas e atualizadas.
Para isso, é tão importante declarar todos os rendimentos, posses, dívidas e despesas dedutíveis, além de uma documentação comprobatória para todas as transações e declarações feitas por pelo menos cinco anos. Segundo esse caminho, a possibilidade de cair na malha é significativamente reduzida.
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)