É necessário no entanto autorizar previamente o contador ou outra pessoa que vá fazer sua declaração. A autorização é feita através do programa ou do aplicativo Meu Imposto de Renda
Área do Cliente
Notícia
Criados há 26 anos, genéricos são fundamentais para aumentar acesso a tratamento de saúde
Estudo publicado recentemente pelo Ipea aponta uma redução de 55,2% no preço mínimo do mercado a partir da entrada do terceiro genérico; aumento de vendas anual desse tipo de medicamento é três vezes maior
01/01/1970 00:00:00
Há exatamente 26 anos, no dia 10 de fevereiro, era sancionada a Lei 9.787/99, que estabeleceu os medicamentos genéricos no Brasil. Tal medida popularizou o consumo de remédios de diversos segmentos e continua sendo uma das principais razões para diminuir os preços e aumentar o acesso a tratamento de saúde, como concluiu um estudo divulgado recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O trabalho aponta que, logo com a entrada do primeiro medicamento genérico em determinado mercado, há uma redução média de 20,8% nos preços mínimos. Além disso, quanto mais opções vão sendo incluídas, mais o preço tende a cair, sendo que, a partir do terceiro produto genérico, a economia é de cerca de 55,2%.
A pesquisa aponta ainda que o impacto nos preços é maior nos mercados mais concentrados, já que a entrada dos genéricos nesse cenário amplia mais significativamente a concorrência e restringe o poder de precificação.
Nos mercados altamente concentrados (em que há menos concorrência), por exemplo, a entrada dos genéricos reduz em cerca de 34% os preços médios dos medicamentos. Já em relação aos preços mínimos, nesse contexto, existe uma redução que é 73,3% maior do que a observada em mercados de menor concentração.
Outro ponto importante é que em cenários nos quais o genérico entra logo após a perda da patente a redução nos preços é maior. Portanto, medidas que atrasem a entrada dos genéricos após a expiração da patente podem ter efeito negativo na redução dos preços.
As informações constam do capítulo “Efeitos da entrada de genéricos no mercado sobre o preço dos medicamentos”, escrito por Romero Cavalcanti Barreto da Rocha e que integra o livro “Tecnologias e Preços no Mercado de Medicamentos”.
De acordo com Graziela Zucoloto, pesquisadora e coordenadora de ciência, tecnologia e inovação do Ipea e uma das editoras do livro, a legislação que ampara os genéricos aliada ao controle de qualidade contribui para um cenário positivo. “Preços elevados limitam o acesso aos medicamentos, enquanto preços muito baixos podem causar escassez na produção e no desenvolvimento de novos fármacos. O desafio é encontrar um ponto comum, com incentivos econômicos para os fabricantes, sem comprometer a disponibilidade dos produtos nas prateleiras, e, ainda, oferecer subsídios para a inovação”, explica.
Aprovado pelo cidadão - O mesmo estudo aponta que, de 2003 a 2019, o aumento anual nas vendas dos genéricos foi de 18,3%, percentual três vezes maior do que o observado em relação aos demais tipos de medicamentos. Considerando todos os remédios, os genéricos já respondem por mais de 34% do valor das vendas. Esses resultados mostram que a compra desse tipo de medicação já se tornou um hábito para os brasileiros.
A família de Eliana Machado é um exemplo. Segundo a aposentada, de 73 anos, os familiares utilizam com frequência medicamentos genéricos, há mais de uma década. Ela mesma faz tratamento diário para enxaqueca com esse tipo de produto. O marido, o aposentado Mário Luiz, de 67 anos, também usa essa opção para tratar diabetes e hipertensão. O gasto mensal do casal com medicamentos ultrapassa R$ 600,00, sendo que 70% desse valor corresponde a genéricos.
“Às vezes, nem pergunto o preço do medicamento de referência, já vou direto para o genérico. Confiamos plenamente na eficácia e no tratamento, pois fazemos exames periódicos e está tudo sob controle. O plano de saúde também incentiva o uso de genéricos, chegando a ressarcir quase todo o valor deles, o que não acontece com alguns medicamentos de marca”, explica Eliana.
A filha do casal, a administradora Clarissa Machado, de 37 anos, também faz tratamento para diabetes e diz preferir os genéricos. “Uso o cloridrato de dimetformina há anos. No total, com os demais medicamentos, a economia é de aproximadamente R$ 150,00 por mês”, relata.
Os genéricos - Medicamentos genéricos são similares aos fármacos de referência, ou seja, são composições comercializadas após as patentes dos originais expirarem. Durante a produção, os genéricos passam por rígidos testes para comprovar sua eficácia.
Os medicamentos genéricos têm como características a embalagem de tarja amarela e a indicação da letra “G”, em tamanho grande. As políticas de preços desses produtos visam equilibrar o custo nas fábricas, garantindo acesso para toda a população.
Outro estudo - Em linha com esses resultados, o estudo “Política de preços e acesso a medicamentos: Brasil ante as recomendações da Organização Mundial da Saúde”, também publicado no livro, aponta para a necessidade de intensificação de políticas públicas que estimulem a concorrência e, ao mesmo tempo, as inovações. Impulsionar as produções locais, por exemplo, é vista como uma ação importante.
Notícias Técnicas
Anúncio foi feito pelo presidente Lula durante evento de balanço de dois anos de governo em Brasília
Estudo da Flash revela uma resistência do RH à inovação, o que pode impactar na eficiência das organizações.
Essa estratégia silenciosa está ganhando força nas companhias - que conseguem reduzir custos enquanto engajam funcionários
Novas funcionalidades e outros aperfeiçoamentos do meio de pagamento estão previstos para este ano
Notícias Empresariais
Com a crescente demanda por soluções mais eficientes e personalizadas, as instituições financeiras estão adotando novas tecnologias para atender às expectativas dos consumidores modernos.
O trabalho remoto é uma tendência que melhora a produtividade e promove inovação. Contudo, exige uma gestão eficaz, com metas claras e controle constante.
Trabalho remoto abre novas oportunidades, mas exige organização e planejamento para bons resultados
Nova taxa passará a valer a partir de 10 de abril e será aplicada para todos os produtos dos EUA, segundo anunciou ministro das Finanças chinês. Exportação de terras raras para os EUA também será limitada
A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, busca aumentar a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de promover a inclusão social para uma participação igualitária na sociedade
Notícias Melhores
Neque poro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit..."
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.