De 36,9 milhões de pessoas elegíveis à prova de vida em 2024, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados por meio de batimento de informações. INSS não bloqueará pagamentos por falta de comprovação de vida
Área do Cliente
Notícia
JT anula justa causa aplicada a empregado acusado de apropriação indébita
A Turma entendeu que não havia provas consistentes que confirmassem o crime de apropriação indébita, atribuído ao empregado.
01/01/1970 00:00:00
Reformando a decisão de 1º grau, a 4ª Turma do TRT-MG decidiu afastar a justa causa por improbidade aplicada a um empregado acusado de se apropriar de um cheque caução recebido de uma cliente da empresa. A Turma entendeu que não havia provas consistentes que confirmassem o crime de apropriação indébita, atribuído ao empregado.
Em 2008, a reclamada teria recebido de uma cliente um cheque caução no valor R$552,00, como garantia de empréstimo de móveis e utensílios para eventos. A reclamada relatou que o cheque entregue a ela fica arquivado e sob a guarda da distribuição, setor onde o reclamante trabalhava. Ao recolher o vasilhame emprestado, a empresa alegou que não conseguiu localizar o cheque. Através de uma cópia microfilmada do documento, a reclamada verificou que o cheque foi depositado na conta do autor e concluiu que ele havia subtraído a quantia, caracterizando apropriação indébita. O reclamante declarou que recebeu o cheque de terceiros como pagamento de dívidas.
O desembargador Júlio Bernardo do Carmo, relator do recurso, define improbidade como “toda ação ou omissão do empregado, que revela desonestidade, abuso de confiança, fraude ou má-fé, visando a uma vantagem para si ou para outrem”. Analisando os depoimentos das testemunhas da reclamada, o relator observou várias contradições em relação a fatos, locais e datas, que enfraqueceram a prova testemunhal. Ponderou o magistrado que não há no processo recibo, nota fiscal ou quaisquer documentos que comprovem o alegado empréstimo à cliente. Além disso, conforme salientou o desembargador, no momento em que tomou conhecimento do “extravio” do cheque, a cliente deveria tê-lo sustado.
O relator chamou a atenção ainda para o fato de que existe um sistema de câmera de vídeo no local em que ficam arquivados os cheques da empresa, causando estranheza o fato de que tivesse o autor se apropriado de um cheque sem que nada tivesse sido filmado. Em face da insuficiência de provas, a Turma decidiu converter a justa causa em dispensa imotivada, condenando a empresa ao pagamento das verbas rescisórias correspondentes e de uma indenização por danos morais.
( RO nº 00799-2008-059-03-00-7 )
Notícias Técnicas
Caso regularização não seja feita, microempreendedores individuais serão excluídos do sistema
Tal mudança começou a produzir efeitos a partir do dia 1º de janeiro de 2025, conforme publicação do Decreto Nº 5922-R, de 08 de janeiro de 2025.
As mudanças, que incluem a prorrogação do prazo de adaptação, foram estabelecidas pela resolução 224/24.
A negativa da Sefaz-SP sobre créditos de ICMS para insumos intermediários confronta decisões do STJ e do TIT, gerando discussões jurídicas.
Notícias Empresariais
Haddad afirmou ainda que o governo vai editar uma MP para garantir que o Pix não será taxado e proibir diferenças de cobrança entre dinheiro vivo e Pix
Constituição Federal determina a instituição de impostos sobre automotores como sendo de competência estadual
A declaração não é obrigatória, mas pode ser feita no IPRF
Déficit é o saldo negativo entre receitas e despesas do Tesouro e BC
Em 11 de novembro de 2024, a Coordenação-Geral de Fiscalização da Autoridade Nacional de Proteção de Dados instaurou o processo de fiscalização nº 00261.006742/2024-53 em face da empresa para investigar o tratamento de dados biométricos de usuários no contexto do projeto World ID.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional