Objetivo do bloqueio é evitar a recepção de eventos S-1210 e S-2501 na versão S-1.2 que não serão lidos pelo Extrator da DIRF.
Área do Cliente
Notícia
Gestão e Enap lançam pacote de soluções gratuitas para apoiar mandatos dos novos prefeitos
Conjunto de inciativas inclui painel municipalista, catálogo de serviços e curso para preparar equipes durante transição e primeiros 100 dias de governo local
01/01/1970 00:00:00
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) está participando do esforço do Governo Federal para apoiar prefeitos e prefeitas eleitos. Até o mês de dezembro de 2024, os recém-eleitos estão participando de encontros regionais em cada um dos estados brasileiros. Além das boas-vindas, gestores participantes recebem informações importantes sobre transição de governo, capacitação e principais parcerias do Governo Federal com municípios - para acelerar a execução de programas e ações. O kit fornecido é composto pelo Painel Municipalista, Catálogo de Soluções Federativas e pelo curso on-line “Gestão Municipal: tudo o que você precisa saber para os primeiros 100 dias de mandato”.
Os serviços foram desenvolvidos pelo MGI e pela Escola Nacional de Gestão Pública (Enap) e já estão disponíveis gratuitamente para os novos prefeitos e equipes de transição. “O apoio aos novos gestores municipais é fundamental para garantir uma transição eficiente, focada nas reais necessidades de cada cidade. Nossas soluções são caminhos práticos para acelerar a implementação de políticas públicas”, destaca a ministra do MGI, Esther Dweck.
O Painel Municipalista oferece uma visão completa sobre dados e indicadores para gestão municipal em quatro grandes áreas: 1) transferências de recursos da União; 2) contratações públicas (de acordo com a Nova Lei de Licitações); 3) destinação de imóveis da União; e 4) governo digital. Ao entrar na ferramenta, basta digitar a Unidade da Federação e a cidade de interesse que o painel carrega todas as informações disponíveis nessas áreas. No painel os prefeitos conseguem visualizar informações sobre convênios, pendências de prestação de contas, entre outras informações relevantes para o início de mandato.
Cada prefeita e prefeito também pode visualizar se seu município tem integração com a conta GOV.BR, com a assinatura eletrônica do GOV.BR e com a prova de vida digital. Essas funcionalidades podem ser utilizadas após adesão à Rede GOV.BR e a informação sobre cidades já conectadas também está publicada no painel. Além desses serviços, participar da rede significa obter outras soluções gratuitas, como capacitações no tema e possibilidade de acesso a linhas de financiamento para transformação digital.
Em uma página de internet única, o Ministério da Gestão disponibiliza um portfólio de mais de serviços para fortalecer a administração pública local. Com mais de 30 serviços, o Catálogo de Soluções Federativas é uma porta de entrada para iniciativas que impulsionam a inovação e tornam a gestão pública mais efetiva e sustentável. Em cada solução, há instruções sobre passo a passo para solicitação e canais de atendimento.
A Enap oferece curso obre os primeiros 100 dias de mandato, entre os temas estão as melhores estratégias para iniciar uma gestão de sucesso no município, com base em experiências bem-sucedidas e foco no atendimento às necessidades da sociedade. A carga horária total é de 59 horas/aula, divididas em seis módulos que tratam de instrumentos de planejamento, orçamento, finanças, gerenciamento de riscos e apoio à implementação de políticas públicas.
Os encontros regionais são organizados pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e contam com a parceria de entidades municipalistas e da Caixa Econômica Federal, além do MGI. Até o momento, foram realizados eventos nos seguintes estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Amazonas, Roraima, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amapá, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe, Paraíba, Pernambuco e João Pessoa. Você pode conhecer mais sobre os encontros aqui.
Confira abaixo a agenda dos próximos encontros regionais previstos:
12/11
- Belo Horizonte (MG)
13/11
- Rio Branco (AC)
18/11
- Campinas (SP)
21/11
- Teresina (PI)
- Rio de Janeiro (RJ)
22/11
- Fortaleza (CE)
25 ou 26/11 (data e cidade a definir)
- Pará
29/11
- São Luís (MA)
- Mato Grosso (cidade a definir)
03 ou 04/12 (data e cidade a definir)
- Alagoas
04/12
- Vitória (ES)
05/12
- Goiânia (GO)
13/12
- Salvador (BA)
18/12 (data e cidade a confirmar)
- Paraná
Notícias Técnicas
As notas técnicas n.12/2024 e 13/2024 foram publicadas no DEJT de 8/11
Os criminosos se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp
Os criminosos se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp
Medida visa salvaguardar direitos e garantias fundamentais
Notícias Empresariais
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Para a confederação do comércio, 2025 será “mais desafiador” no setor diante da tendência de aperto monetário, pelo menos no primeiro semestre
O país amarga uma taxa de desemprego mais alta para a população negra, principalmente, para as mulheres negras
A medida vale para empresas que tenham iniciado suas operações antes da vigência da lei e que atendam a critérios de inovação e potencial de crescimento estabelecidos em regulamento
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)