Supremo suspendeu processos e busca unificar entendimento sobre fraudes em contratos de prestação de serviços
Área do Cliente
Notícia
#IRPF2025: A importância do profissional da contabilidade na declaração do Imposto de Renda 2025
O prazo para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 começou hoje, 17 de março, e segue até o dia 31 de maio. Com isso, muitos contribuintes já devem se organizar para evitar contratempos com a Receita Federal
01/01/1970 00:00:00
O prazo para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 começou hoje, 17 de março, e segue até o dia 31 de maio. Com isso, muitos contribuintes já devem se organizar para evitar contratempos com a Receita Federal.
Para garantir que o preenchimento seja feito corretamente e sem riscos de cair na malha fina, contar com um profissional da contabilidade pode ser a melhor escolha.
Entre as principais vantagens de contratar um contador para essa tarefa, destacam-se:
1. Ampla experiência na área
Diferente dos contribuintes que fazem a declaração uma vez ao ano, os profissionais da contabilidade possuem conhecimento aprofundado sobre o sistema da Receita Federal. Isso permite um preenchimento mais preciso, evitando erros que possam gerar transtornos.
2. Conhecimento das leis e normas tributárias
As regras tributárias estão em constante atualização, e um contador se mantém sempre atualizado sobre as leis e regulamentos vigentes. Ele sabe exatamente quais são as obrigações do contribuinte, garantindo que tudo esteja de acordo com as exigências da Receita.
3. Esclarecimento de dúvidas
Ao longo do processo, podem surgir dúvidas sobre quais rendimentos declarar, como preencher informações específicas ou o que pode ser deduzido. Um contador está preparado para orientar o contribuinte, evitando equívocos que possam resultar em penalidades.
4. Segurança durante o processo
Cada declaração tem suas particularidades, podendo ser simples ou complexa. Questões como quantidade de dependentes, tipo de renda, transações imobiliárias e investimentos exigem atenção especial. Com um profissional ao lado, o contribuinte tem mais segurança na hora de fornecer os dados corretamente.
5. Economia de tempo
Preencher a declaração exige tempo e dedicação. Quando deixada para a última hora, pode gerar estresse e erros. Contar com um contador facilita o processo e evita problemas futuros, garantindo que tudo seja entregue no prazo e sem complicações.
6. Evitar a “malha fina”
Um dos maiores receios dos contribuintes é cair na malha fina. Pequenos erros podem levar à retenção da declaração e até mesmo a multas que chegam a 125% do valor do imposto devido. O profissional da contabilidade garante que todas as informações sejam preenchidas corretamente, reduzindo esse risco.
Com o prazo já em vigor, não deixe para a última hora!
Organize-se desde já para evitar correria e possíveis problemas com a Receita Federal.
Antes de tudo, certifique-se de que o profissional escolhido está devidamente registrado e regularizado junto ao CRCMA.
Notícias Técnicas
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) enviado ao Congresso combina responsabilidade fiscal com valorização do salário mínimo e busca ancorar expectativas em uma trajetória econômica estável
Adiamento visa proporcionar transição mais adequada para empregadores e trabalhadores.
Taxas operaram em direção contrária ao dos rendimentos dos títulos de dívida dos EUA
Novo modelo de renegociação de dívidas dos estados busca gerar desenvolvimento social com responsabilidade fiscal
Notícias Empresariais
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Igor Calvet aponta que garantir investimentos no país é uma das tarefas do momento
RH estratégico é chave para consolidar governança corporativa alinhada à inovação, ESG e transformação digital
Mercado reage a sinais de que gigantes da indústria de semicondutores, como ASML e Nvidia, estão sendo afetados pelos efeitos da guerra comercial deflagrada pela política tarifária do governo Trump
Em 14 anos de existência, o Programa teve 1.163 empresas candidatas, 920 avaliações e 260 premiações pela Controladoria, o que gerou diversos reconhecimentos internacionais
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.